- Conversar com os alunos sobre a existência do projeto, estimulando a participação de todos;
- O professor iniciará questionando os alunos sobre O que é ser mulher? O que é ser homem? Quais as diferenças entre ser mulher e ser homem? Para fazer um levantamento sobre o que os alunos já sabem depois isso mostrará aos alunos as figuras de uma vassoura, panela, pessoa dirigindo, lavando carro e assistindo futebol, perguntando se elas referem-se a atividades que são mais comuns aos homens ou às mulheres exercerem. O intuito desta atividade é que as diferentes opiniões se manifestem, permitindo que as crianças expressem seus pontos de vista.
Após isto, o professor passará dois vídeos, um com duração de 1 minuto intitulado: “Quem disse que as Mulheres não sabem jogar Futebol?” e o outro “Cartão Vermelho”.
Depois disso o professor devera explorar a dinâmica utilizando alguns pontos para a discussão:
- Vocês acham que meninas e meninos, mulheres e homens, são tratados de maneiras diferentes na escola e na sociedade?
- Quais das vantagens de ser homem ou mulher são reais e quais são estereotipadas?
- Como essas diferenças são vistas em outras sociedades?
- Qual a origem dessas diferenças?
- Como essas diferenças afetam a vida dos homens e das mulheres?
- É possível ser homem e exercer alguns dos tópicos listados em “mulher” e vice-versa?
- O que significa “masculino” e “feminino”? É o mesmo que “macho” e “fêmea”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário