quinta-feira, 26 de maio de 2011

1° Etapa

  • Conversar com os alunos sobre a existência do projeto, estimulando a participação de todos;
  • O professor iniciará questionando os alunos sobre O que é ser mulher? O que é ser homem? Quais as diferenças entre ser mulher e ser homem? Para fazer um levantamento sobre o que os alunos já sabem depois isso mostrará aos alunos as figuras de uma vassoura, panela, pessoa dirigindo, lavando carro e assistindo futebol, perguntando se elas referem-se a atividades que são mais comuns aos homens ou às mulheres exercerem. O intuito desta atividade é que as diferentes opiniões se manifestem, permitindo que as crianças expressem seus pontos de vista.


Após isto, o professor passará dois vídeos, um com duração de 1 minuto intitulado: “Quem disse que as Mulheres não sabem jogar Futebol?” e o outro “Cartão Vermelho”.



Em seguida, os alunos deverão escrever em grupos - de quatro ou cinco integrantes, deverão montar um painel com as vantagens e desvantagens de pertencer ao seu gênero oposto (sexo). Após, o professor deverá solicitar às alunas, também em grupos, para listarem as vantagens e desvantagens de pertencer ao seu gênero (sexo). Assim, o professor lerá com os alunos as características citadas, buscando a opinião dos mesmos, se concordam ou não, e o porquê. Busca-se, com esta atividade, aguçar o senso crítico dos alunos sobre os aspectos tratados.

Depois disso o professor devera explorar a dinâmica utilizando alguns pontos para a discussão:

  • Vocês acham que meninas e meninos, mulheres e homens, são tratados de maneiras diferentes na escola e na sociedade?
  • Quais das vantagens de ser homem ou mulher são reais e quais são estereotipadas?
  • Como essas diferenças são vistas em outras sociedades?
  • Qual a origem dessas diferenças?
  • Como essas diferenças afetam a vida dos homens e das mulheres?
  • É possível ser homem e exercer alguns dos tópicos listados em “mulher” e vice-versa?
  • O que significa “masculino” e “feminino”? É o mesmo que “macho” e “fêmea”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário