quinta-feira, 26 de maio de 2011

Justificativa

Partimos do pressuposto que a identidade de gênero refere-se à maneira como alguém se sente, se identifica, se apresenta para si e para os demais e como é percebido/a como “masculino” ou “feminino”.
As concepções de gênero podem variar segundo a cultura, a classe social e o momento histórico. Dessa forma, ao refletir-se sobre o temático gênero, deve-se considerar a desigualdade social que o determinismo biológico cria, ao pré estabelecer padrões de comportamento a homens e mulheres.
Isso explicaria que a decisão de alguém romper com essa suposta determinação do sexo biológico, empreendendo uma transição do masculino ao feminino ou vice-versa, cause escândalo e gere violência e perseguição.
Daí decorre a necessidade da emergência de contemplar relações de gênero no espaço escolar. Entendemos que desde cedo são construídas a feminilidade ou a masculinidade: as roupas, os enfeites e os brinquedos são diferentes de meninos e meninas.
Iremos efetuar esse projeto de uma maneira multidisciplinar, utilizando a Língua Portuguesa, com a leitura e interpretação do texto e escrita de redação, Artes com a montagem do painel e ciências abordando as diferenças sexuais

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